Quarta-feira, 01 de Maio de 2024
Estudantes de São Bernardo recebem tratamento odontológico indolor

Nova técnica de remoção de cárie é aplicada pelas equipes de saúde bucal nos alunos da rede municipal de Educação

Equipes de saúde bucal da Prefeitura estão utilizando uma nova técnica de remoção de cárie, sem necessidade de anestesia e sem dor, nos alunos da rede municipal de Educação. Denominado Tratamento Restaurador Atraumático (ART), o método proporciona atendimento às crianças em ambiente lúdico com todos os cuidados e conforto, sem utilizar o tradicional atendimento em ambiente de consultório.

De acordo com a coordenadora do projeto do município, Dra Lilian Petecof, o método não invasivo traz muito mais tranquilidade aos pequenos e aos pais. “As crianças passam primeiro por uma avaliação oral geral e sempre que possível é aplicada a ART. A ação tem se mostrado muito eficaz na redução de danos no tratamento oral, porque é imediata. Não há mais necessidade de encaminhamento do paciente até a UBS”, esclareceu.

O Tratamento Restaurador Atraumático é uma metodologia que contempla a prevenção e o controle da doença cárie dentária. Consiste em uma técnica minimamente invasiva e composta pela remoção seletiva do tecido cariado com instrumentos manuais odontológicos e pela confecção de uma restauração definitiva da cavidade ou fissura com cimento de ionômero de vidro de alta viscosidade.

A técnica foi desenvolvida visando a utilização em comunidades vulneráveis, onde os recursos e estrutura podem ser mais limitados. Apesar disso, o uso de TRA tem ocorrido em países mais desenvolvidos, o que se justifica pelo fato de auxiliar no tratamento odontológico precoce, inclusive em bebês. Também é indicado para pacientes extremamente ansiosos ou pacientes especiais, uma vez que dispensa o uso da alta rotação e da anestesia.

“Todas as equipes de saúde oral estão treinadas para ofertar o tratamento também nas UBSs. A metodologia pode ser aplicada tanto nas crianças como nos adultos”, reforçou a dentista.

PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA (PSE) – A ação acontece durante todo o ano em parceria entre as secretarias de Saúde e de Educação. Profissionais da Atenção Básica visitam as escolas municipais periodicamente para avaliações de saúde bucal, nutrição, oftalmologia, imunização, entre outras ações, sempre visando à prevenção de doenças tanto na infância como na fase adulta. Neste ano, o programa já atendeu a 849 crianças em seu ambiente escolar. Foram realizadas 1.083 restaurações atraumáticas. Além disso, o programa resultou em um controle na doença cárie no público-alvo.

Por Vivian Rossi

Fonte: Site do município de São Brenardo do Campo