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O "Tempo de Escola", programa de Educação Integral na rede municipal de ensino de São Bernardo do Campo, atende atualmente mais de 10 mil alunos em 47 Escolas Municipais de Educação Básica (Emebs) no contraturno escolar. A iniciativa amplia a jornada para alunos do Ensino Fundamental e trabalha uma concepção de educação voltada ao desenvolvimento integral dos alunos.

Por meio de atividades educativas organizadas em oficinas, integram-se os diversos campos de conhecimento e as diversas dimensões formadoras da criança no currículo escolar. As oficinas são desenvolvidas em espaços das próprias unidades e da comunidade, além de outros espaços físicos e culturais. O objetivo é buscar a criação de uma nova cultura do educar, que tem na escola seu ponto de partida, mas que também explora os potenciais da comunidade educadora.

É o caso dos alunos da Emeb Padre Ângelo Ceroni, no Jardim Petroni, onde cerca de 120 estudantes do Ensino Fundamental fazem aulas de skate duas vezes por semana, manhã e tarde, no Parque da Juventude Cittá di Maróstica, na região central da cidade. No local, eles têm noção básica da modalidade esportiva e também aprendem na prática, usando as dependências do parque.

Além do esporte -- De acordo com o educador social Victor Vinícius Ferreira, as aulas no contraturno escolar vão muito além de prática esportiva. "Usamos a modalidade para que eles aprendam desde cedo a ter postura corporal, disciplina, concentração e respeito para com o próximo. O skate é um esporte individual, e por isso disciplina e concentração são fundamentais. Aliamos esporte e cidadania no aprendizado", explica o educador. Ele lembra que o bom desempenho escolar é parte importante do processo, pois é condição para que a criança possa participar do Tempo de Escola.

Lançado em junho de 2010 pela Secretaria de Educação, o programa tinha como objetivo inicial estender a jornada do aluno na unidade escolar para possibilitar o amplo desenvolvimento de seu potencial e permitir que todas as crianças participantes permanecessem em tempo integral na escola. Quatro anos depois, os ganhos e as transformações na vida dos alunos são comemorados pelos pais, professores, educadores sociais e pelas próprias crianças envolvidas no programa Tempo de Escola.

"Gosto muito das manobras que o professor ensina e de brincar para ficar o maior tempo em cima do skate", diz Isabelly Vitória Brandão Ribeiro, estudante do Ensino Fundamental da Emeb Padre Ângelo Ceroni
por Cosmo Silva 
Foto: Valmir Franzoi






 

 

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