Prefeitura de São Bernardo insere mais cinco escolas no Programa Educar Mais
Prefeito Orlando Morando oficializa iniciativa na EMEB Viriato Correia, no Rudge Ramos

170824 Educar Mais Emeb Viriato Correia013 Omar Matsumoto

O Programa Educar Mais, iniciativa da Prefeitura de São Bernardo que insere as escolas municipais no formato de tempo integral, é ampliado para mais cinco unidades escolares neste segundo semestre. O programa foi oficializado na EMEB Viriato Correia, no Rudge Ramos, nesta quinta-feira (24/08), pelo Orlando Morando, que foi acompanhado da secretária da Educação, Suzana Dechechi.

As demais escolas que passaram a integrar o “Educar Mais” neste segundo semestre são as EMEBs Carolina Maria de Jesus (Parque São Bernardo), Olegário José Godoy (Montanhão), Professora Marly Buissa Chiedde e Professora Sandra Cruz Martins Freitas (Jardim Nossa Senhora de Fátima). Com a ampliação do atendimento, 10 escolas contam com a iniciativa, beneficiando 2.783 alunos.

“Estou muito feliz por inserir uma das escolas mais antigas do bairro Rudge Ramos no ‘Educar Mais’. Para oferecer Educação de qualidade, é preciso oferecer boas condições e ter um bom quadro profissional. Agradeço nossa rede que tem abraçado essa iniciativa. Tenho certeza de que este programa irá transformar a vida de nossas crianças”, afirmou o prefeito Orlando Morando.

O “Educar Mais” oferece aos estudantes diversas possibilidades de aprendizagem, pois agrega as disciplinas da Base Nacional Comum Curricular como inglês, atividades complementares de grupos de estudo, jogos de tabuleiro, linguagens artísticas, educação ambiental, iniciação científica, cultura do movimento, protagonismo infantil e pensando no futuro para todos os estudantes. As atividades da parte diversificada e da Base Comum acontecem tanto no período da manhã como no da tarde, compondo um currículo integrado. As unidades funcionam das 7h30 às 16h30, atingindo crianças da creche, de zero a três anos, e do ensino fundamental, até os dez anos.

Suzana Dechechi, secretária da Educação, faz uma avaliação positiva do programa nesses oito meses. “Avaliamos positivamente o impacto do ‘Educar Mais’ na aprendizagem dos alunos. Além da matriz curricular que compõe a base comum, há também a parte diversificada na qual os alunos têm aulas de inglês, iniciação científica, robótica, artes, entre outros. Tanto a base comum como a diversificada ocorrem durante todo o dia, permitindo integração entre as disciplinas ainda há o acesso a uma base diversificada. A aceitação da comunidade pode ser verificada na ampliação acentuada nas listas de espera das unidades que contam com o programa”, afirmou.

As demais unidades que contam com o programa desde o primeiro dia letivo são as EMEBs Ariano Suassuna (Jardim Farina), Ítalo Damiani (Taquacetuba), Professora Sylvia Marilena Fantacini Zanetti (Jordanópolis), EMEB Marco José Ribeiro e no CEU Luiza Maria de Farias (Jardim Silvina).

Texto: Kati Dias
Foto: Omar Matsumoto/PMSBC