Concertos Didáticos apresentam o mundo da música clássica para 200 alunos de São Bernardo
Projeto conduzido pelo Centro Livre de Música em parceria com a Cultura e Educação atenderá até novembro mais seis escolas municipais

170823 Musica para Emebs006 Omar Matsumoto

Ao som de temas de filmes, séries e desenhos animados, mais 200 crianças do ensino infantil da EMEB Aldino Pinotti foram introduzidas ao mundo da música clássica pelo projeto Concerto Didático. A ação conduzida pela Escola Livre de Música, sob regência de Simone Strublic, por meio de parceria da Educação e Cultura de São Bernardo, ocorreu nesta quarta-feira (23/08), no Teatro Martins Pena, na Vila Gonçalves. Este concerto deu continuidade ao projeto que deverá atender, até novembro, mais seis escolas da rede municipal de ensino.

Segundo a regente e pianista Simone Strublic, a proposta é desmistificar a música clássica entre o público infantil e despertar o interesse pelas composições instrumentais. “A ideia dessas apresentações é oferecer um concerto didático, transformando o mito de que música clássica e instrumentos de orquestra são coisas chatas. Queremos mudar a percepção de que música de verdade e ao vivo é, sim, muito legal”, explicou Strublic.

Durante o concerto, a regente foi acompanhada pelos músicos Uziel Pereira Porto (clarinete), Gilmar Pontos (percussão e bateria), Carlos Belino de Melo (eufônio) e Antônio Wilson (trompete). Entre uma música e outra, o quinteto também fez breve apresentação dos instrumentos musicais usados, com explicações sobre as características, potenciais e formas de manuseio de cada um deles.

Para animar a criançada, o repertório incluiu tema de abertura do desenho animado “Flinstones”, a trilha do filme “O mágico de Oz” (Somewhere over the rainbow), “Aquarela”, de Toquinho, “Carinhoso”, de Pixinguinha, “New York, New York”, de Frank Sinatra, “Asa Branca” de Luiz Gonzaga, entre outros clássicos que embalaram gerações.

Para o diretor de Cultura, Adalberto Guazzelli, essa iniciativa é fundamental para aproximar crianças das artes. “Além de aproximar as crianças de vários estilos musicais e de instrumentos diversos, essa ação tem o objetivo de despertar o interesse delas em aprender canto e música”, afirmou. O Teatro Martins Pena mantém, além do Concerto Didático, a Escola Livre de Música que ministra aulas de canto e coral para aproximadamente 300 pessoas.

Texto: Kati Dias
Foto: Omar Matsumoto/PMSBC