Prefeitura de São Bernardo oferece cursos gratuitos de gastronomia no restaurante-escola do Cenforpe
Serão ofertados seis cursos profissionalizantes por meio de parceria com o Senac São Bernardo por meio do programa Emprega São Bernardo

170817 Aniversario com Desconto003

Com a finalidade de promover a qualificação profissional, auxiliando quem busca recolocação no mercado de trabalho ou abrir o próprio negócio no ramo da gastronomia, a Prefeitura de São Bernardo celebrou, na tarde de hoje (17/08), uma parceria com o Senac para a implementação de cursos gratuitos no restaurante-escola do Cenforpe, no bairro Planalto, por meio do programa “Emprega São Bernardo”. O ato, que faz parte do calendário de festejos em celebração ao aniversário de 464 anos, contou com a presença do prefeito , do gerente do Senac local, Jurandir dos Santos, da secretária de Educação, do secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, demais secretários, vereadores e autoridades.

Os cursos serão voltados para os alunos da EJA (Educação de Jovens e Adultos), e munícipes cadastrados no CTR (Centro de Trabalho e Renda). Serão oferecidos cursos para atendente de lanchonete, auxiliar de cozinha, copeiro, doceiro, pizzaiolo e salgadeiro, com carga horária de até 200 horas. Neste segundo semestre, serão oferecidos dois cursos, com 60 vagas. No ano que vem, será ampliado para sete turmas com 210 vagas.

“Essa iniciativa cumpre um compromisso assumido no meu plano de governo: investir na capacitação profissional. Entendemos que quanto mais formação o trabalhador tenha, melhor preparado estará para buscar oportunidades no mercado de trabalho. São Bernardo é uma cidade que sempre teve vocação industrial. No entanto, por causa da crise econômica, essas aberturas de emprego vêm diminuindo. Estes cursos oferecem uma boa chance para os munícipes desempregados obterem uma nova qualificação e, quem sabe, investir numa nova profissão ou abrir seu próprio negócio”, afirmou o chefe do Executivo.

A parceria entre o Senac e a Prefeitura foi costurada pela secretária de Educação. A Pasta, responsável pela administração do Cenforpe, buscou novo um parceiro para reiniciar as atividades do restaurante-escola, que haviam sido paralisadas no fim de 2016.

“A educação técnica amplia a possibilidade e cria condições de desenvolvimento tanto para o público jovem, recém-saído do Ensino Médio, como para o adulto que busca capacitação profissional para se recolocar no mercado de trabalho. Por essa razão, buscamos um convênio para reativar o restaurante-escola do Cenforpe, que conta com uma cozinha industrial moderna. Com a parceria iniciamos um novo momento para o ensino profissionalizante”, explicou a responsável pela pasta.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, destacou a relevância do programa “Emprega São Bernardo” e do Centro de Trabalho e Renda (CTR) no auxílio às pessoas que buscam recolocação profissional. “A iniciativa está inserida no plano de governo, tendo o objetivo de promover a geração de renda e emprego. Além dos cursos de gastronomia no restaurante-escola, também estamos firmando outros vínculos para oferecer cursos na ETEC São Bernardo e oficinas no CTR”, complementou.

Jurandir dos Santos, gerente do Senac São Bernardo, destacou a importância do convênio. “O ato de hoje reafirma a responsabilidade do Senac, neste momento de crise, oferecendo cursos com formação completa e criando condições para o desenvolvimento profissional de jovens e adultos”, destacou.

Mais formação - O CTR encaminhará alunos para a EJA (Educação de Jovens e Adultos). O plano trata de mais uma parceria firmada entre as Secretarias de Desenvolvimento Econômico e Educação. “Quando um trabalhador com pouca formação escolar chegar ao CTR, ele será encaminhado para a EJA (Educação de Jovens e Adultos) para que possa concluir o Ensino Fundamental”, finalizou a secretária de Educação.

Texto: Kati Dias
Foto: Omar Matsumoto/PMSBC