O estímulo à aprendizagem criativa e o uso de novas tecnologias são o principal foco da nova sala voltada ao tema na EMEB Professor Geraldo Hypólito, inaugurada nesta terça-feira (23/10), em São Bernardo.

O laboratório conta com uma oficina que possui ferramentas como martelo, chaves de fenda e bancadas de trabalho. A ideia é inserir o conceito de Maker, que significa a inserção dos alunos na construção do conhecimento, por meio de projetos e experiências práticas.

Entre os materiais que serão utilizados em atividades de montagem e desmontagem estão a sucata, os recicláveis e o lixo eletrônico.

Com o apoio da comunidade do entorno da escola, dos pais de alunos e o auxílio da Administração, a unidade escolar estruturou o espaço, que oferecerá conteúdos atrelados ao currículo aplicado nas aulas diárias.

A secretária de Educação, Silvia Donnini, esteve no evento e destacou a importância do novo laboratório. “Temos uma rede grande de aprendizagem criativa e por meio das equipes de laboratórios, estamos gradualmente espalhando a ideia de colocar a criança como protagonista neste processo”, comentou.

Para o prefeito Orlando Morando, a expansão das atividades de aprendizagem criativa no município são positivas e estão dentro do conceito moderno de Educação. “Estamos na era digital e as crianças começam a construir sua aprendizagem de uma maneira completamente diferente. São Bernardo olha com atenção para o futuro ao estimular essas iniciativas”, completou.

ATIVIDADES - Neste ano, o município recebeu a visita de dois pesquisadores do MIT Media Lab (Laboratório de Mídias do Instituto de Tecnologia de Massachusetts, nos Estados Unidos) e também enviou seis professoras à 1ª Conferência Brasileira de Aprendizagem Criativa, em Curitiba, no Paraná.

Desde janeiro de 2017, São Bernardo passou a oferecer estímulos ao ensino criativo e forneceu apoio aos projetos desenvolvidos pela rede. Para o prefeito Orlando Morando, o uso de tecnologia no ensino já colhe resultados expressivos. “Fico muito feliz ao constatar que São Bernardo aparece cada vez mais como uma referência na área de aprendizagem criativa, ainda mais quando recebemos nos nossos espaços profissionais de uma entidade prestigiada como o MIT. Na nossa rede, há ensino de qualidade, que é auxiliado por ferramentas tecnológicas que ampliam o horizonte das nossas crianças”, comentou.

Além da aprendizagem criativa, o Programa Educar Mais também oferece aos estudantes diversas possibilidades de aprendizagem, pois além das disciplinas da Base Nacional Comum são ofertadas atividades complementares para enriquecimento curricular.

Elas são organizadas pela escola conforme as necessidades de aprendizagens dos alunos e podem ser de diferentes campos do conhecimento, como, por exemplo: educação ambiental, linguagens artísticas, jogos de tabuleiro, grupos de estudos, iniciação científica, cultura do movimento, entre outras.

WhatsApp Image 2018 10 23 at 15.56.22