Vídeos

Carregando...

Menu Principal

pixinguinha_mestres-da-musica-no-brasilPixinguinha 

Autor: André Diniz; Juliana Lins

Coleção: Mestres da Música no Brasil

Editora: Moderna
ISBN: 8516032736


Pixinguinha integra a coleção Mestres da Música no Brasil, tendo como destaque o caráter didático, bem apropriado para utilização a partir das salas de aulas: o livro contextualiza Pixinguinha em sua época e diante das mudanças atravessadas pelo Brasil e pelo mundo de então. Pixinguinha foi o músico brasileiro mais importante da primeira metade do século XX, o que por si só já justificaria a atenção didática em grande escala ­ assinala André Diniz.- Ao longo de minha experiência como professor venho observando que, embora exista todo um clima de afeto com relação a ele, havia falta de material didático apropriado para o público infanto-juvenil. Agora esta lacuna fica preenchida.

noel-rosa_mestres-da-musica-no-brasilNoel Rosa 

Autor: André Diniz; Juliana Lins
Coleção: Mestres da Música no Brasil
Editora: Moderna 
ISBN: 9788516060329


Este livro propõe uma viagem ao Rio de Janeiro do começo do século XX, ao tempo de Noel Rosa, o Poeta da Vila, um dos maiores compositores brasileiros. Noel faleceu aos 26 anos de idade, deixando mais de 200 canções, muitas delas grandes clássicos. Trabalhou como profissional de rádio e isso ajudou a acabar com o amadorismo da profissão e o preconceito contra o músico popular. A maior contribuição de Noel foi a renovação do vocabulário no samba, rompendo com convenções poéticas arcaicas. Em suas letras estão presentes o despojamento, a ironia e o lirismo. Jovem de classe média, Noel conviveu com a boemia e o submundo carioca e soube associar tais informações com experiências musicais mais requintadas.

contos-e-lendas-de-um-vale-encantandoContos e Lendas de um Vale Encantado 

Autor: Azevedo, Ricardo

Editora: Ática

ISBN: 9788508127276


Contos e lendas de um vale encantado: um passeio pela cultura popular do vale do Paraíba. Em sua nova obra de resgate da cultura popular brasileira, o escritor, ilustrador e pesquisador Ricardo Azevedo traz até o leitor as manifestações do vale do Paraíba. A região, que fica entre os estados de São Paulo e Rio de Janeiro, na vizinhança de Minas Gerais, é cheia de serras, paisagens bonitas e histórias para contar. Afinal, são trezentos e tantos anos de gente vivendo no vale, trabalhando, construindo vilas e cidades, plantando, comerciando, sonhando, festejando, rezando, lutando para viver, inventando tradições, lendas e crendices, ou seja: explicações para as coisas da vida e do mundo. Ricardo Azevedo propõe ao leitor uma viagem por essa região de cultura tão rica por meio de contos, lendas, quadras, adivinhas, crendices e deliciosas receitas.

o-boi-leicaoO Boi Leição 


Autor: Barbieri, Stela

Editora: Scipione

ISBN: 9788526280236


Um fazendeiro aceita o desafio de seu amigo e resolve pôr à prova seu fiel vaqueiro. Disposto a vencer a aposta a qualquer custo, o amigo pede à sua filha que seduza o peão e o faça trair o fazendeiro. Quem será que vai vencer o desafio?

o-que-e-que-nao-eO que é que não é?


Autor: Cesar Cardoso

Ilustrador: Cris Alhadeff

Editora: Biruta

ISBN: 978-85-7848-075-2

Páginas: 64


Cesar Cardoso e seus versos bem espertos e Cris Alhadeff, com suas belas ilustrações, se juntaram para encher essas páginas de muitas surpresas e pura maluquice.

De uma hora para outra, uma rosa de meio de mato vira rosa de porta-retrato.

Do que estou falando?

Ah, ali nas páginas você já vai saber.

vou-me_embora_desta_terra__mentira_eu_no_vou_noVou-me Embora Desta Terra, É Mentira Eu Não Vou Não ! 


Autor: Azevedo, Ricardo

Série do Zé Valente 

Editora: Moderna

ISBN: 9788516057312


A Série do Zé Valente foi criada tendo em vista a formação de leitores por meio da ficção, da linguagem poética e do contato com diferentes gêneros literários. Para atingir o maior número possível de pessoas, os textos que a compõem foram escritos a partir da cultura popular. É que a cultura informal, alegria e espontânea criada pelo povo funciona, creio, como uma espécie de tecido mediador que identifica e une todos os brasileiros. Por tudo isso, os textos da série recorrem à linguagem popular e acessível, trazendo contos de encantamento, quadras, ditados, trocadilhos, anedotas, adivinhas, brincadeiras com palavras e até receitas culinárias populares. A esperança é de que os pequenos leitores leiam, se distraiam, tenham idéias, soltem a imaginação, pensem na vida, caiam na gargalhada, se emocionem e, assim, encantados, passem a gostar de ler. Tomara que sim!.

um-sujeito-sem-qualidadesUm sujeito sem qualidades


Autor: Alphen, Jean-Claude R.

Coleção: Cubo Magico

Editora: Scipione

ISBN: 8526278657

Páginas: 48


Arnaldo mora sozinho numa cabana no alto de uma montanha. Ele acredita ter alma de artista, tamanha é a sua sensibilidade. Tudo ia bem e ele vivia feliz apreciando as belezas da natureza ao seu redor. Um dia, porém, percebeu que faltava algo alguém para compartilhar sua sensibilidade artística. Decidido a encontrar uma companhia, Arnaldo resolve procurar seus vizinhos, três espécies diferentes de aves. O que ele acaba encontrando, no entanto, é apenas incompreensão e decepção. De forma bem-humorada, o livro propõe à criança uma reflexão sobre a solidão e vida em sociedade.

o_chute_que_a_bola_levouO Chute Que a Bola Levou 


Autor: Azevedo, Ricardo

Editora: Moderna

ISBN: 9788516070076

Páginas : 109


Aquela bola de couro vivia sonhando trezentas mil coisas na prateleira de uma loja de material esportivo. Um belo dia, foi comprada e, logo depois, entrou em campo para sua primeira partida de futebol. O que ela jamais poderia imaginar é que aquele seria apenas o pontapé inicial de muitos outros jogos extraordinários e inesperados.

nietzsche-dvdNietzsche (DVD)


Coleção: Filósofos e a Educação
Editora: Paulus e ATTA Mídia
Duração: 23 min. 
ISBN: 7891210009173
Temas: Filosofia, Educação


Para Nietzsche, a educação deve despertar as potências dionisíacas do homem, o que pressupõe uma crítica radical aos valores da cultura racionalista, presente na filosofia, na ciência e na própria religião. Segundo o filósofo alemão, a filosofia, a ciência, a religião precisam ser superadas, para que o homem possa agir por força de suas potências vitais, pela pulsação da vida, e não da razão lógica. A educação, portanto, deve estar no sentido da busca da liberdade do espírito, na potencialização da vontade de poder do indivíduo e da constituição de um homem superior, sem as amarras da religião, do Estado e dos valores morais ocidentais. Conteúdo - Razão e sensibilidade - o dionisíaco contra o apolíneo; Uma filosofia construída a marteladas; A crítica à cultura decadente do mundo ocidental; Questionando a ciência, a filosofia, a religião e a moral ocidentais; Propondo a constituição de um homem superior; A educação em busca da liberdade do espírito.

zumbi-dos-palmaresZumbi dos Palmares


Autor: Renato Lima

Ilustrador: Graça Lima

Páginas: 23

Editora: Paulus

ISBN: 9788534930215

Temas: africanidades


Clara e Tomé acabaram de se conhecer na escola. Ela observa que os demais meninos apelidam Tomé de Zumbi e pergunta-lhe o porquê. Tomé explica que este apelido lhe foi dado pelo seu mestre de capoeira, pois ele era rebelde como Zumbi. A partir daí, Clara e Tomé conversam sobre a história de Zumbi dos Palmares.